Imagem de uma pessoa olhando a tela de um computador

Aprenda como declarar financiamento imobiliário no Imposto de Renda

Viva Real Publicado em 15/11/2022
Tempo de leitura 4 min

Você já sabe como declarar financiamento imobiliário no Imposto de Renda? Se você acabou de comprar um imóvel com a ajuda de uma instituição financeira, é fundamental entender todos os passos para realizar esse processo da maneira correta.

Isso porque a falta de informações em relação ao seu patrimônio pode fazer você cair na malha fina e, consequentemente, arcar com uma série de problemas perante a Receita Federal.

A seguir, continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre como declarar financiamento imobiliário no Imposto de Renda, quais são os riscos de não realizar o processo, entre outros tópicos importantes sobre o assunto.

Quem tem imóvel financiado deve declarar Imposto de Renda?

Independentemente do valor da propriedade, as pessoas com financiamento imobiliário no nome precisam incluir todas as informações sobre o pagamento das parcelas no Imposto de Renda.

Vale lembrar que não se declara o valor total da propriedade financiada, mas apenas as cifras relacionadas às parcelas mensais que você pagou durante o ano. Também é permitido acrescentar possíveis gastos com corretagens, despesas com escritura e tributos relativos ao imóvel.

Por exemplo, se pagou, ao todo, 12 parcelas do financiamento no valor de R$ 1200,00 cada, você deve declarar o pagamento de R$ 14.400,00 pela compra do seu imóvel no seu Imposto de Renda. A seguir, veja como declarar financiamento imobiliário no Imposto de Renda.

Então, como declarar financiamento imobiliário no Imposto de Renda?

Seu financiamento imobiliário deve ser declarado na ficha de “Bens e Direitos”, localizada no menu do lado esquerdo da tela do formulário da Receita Federal para o preenchimento do Imposto de Renda.

No último ano, a Receita fez algumas mudanças em relação ao preenchimento das informações de imóveis. Agora, é preciso definir o “grupo” da sua propriedade e o “código” ao qual ela pertence.

Dentro da aba de “Bens e Direitos”, você deve clicar em “Novo”, selecionar o grupo “01 – Bens imóveis” e escolher o código do seu bem. Os códigos corretos são 11 para apartamento, 12 para casa e 13 para terreno.

O próximo passo é incluir o número do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a data em que a propriedade foi comprada. Em seguida, em “Discriminação”, é necessário detalhar algumas informações sobre a forma de pagamento, o valor pago na entrada, o número de prestações, o nome do banco e a quantia financiada.

Mais abaixo, você precisa incluir o endereço do seu imóvel, a área total dele, a unidade de medida utilizada para medir a área total (metros quadrados ou hectares), além das informações relacionadas ao registro em cartório (o número da matrícula do imóvel e o nome do cartório em questão).

Vale ressaltar que o financiamento do imóvel não deve ser declarado como uma dívida no Imposto de Renda. Por essa razão, não é preciso incluir o valor total dele, apenas as parcelas pagas no decorrer do ano, além dos encargos relacionados à aquisição.

Imagem de uma família se abraçando

O FGTS precisa ser declarado?

Se você utilizou seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para financiar sua casa, seu apartamento ou seu terreno, é necessário declarar essa informação para a Receita Federal.

O FGTS precisa ser declarado, porque a Receita deve saber a origem do dinheiro utilizado na aquisição do imóvel, principalmente no caso de valores bastante elevados.

A quantia sacada do Fundo de Garantia deve ser incluída na declaração de Imposto de Renda pela aba de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, localizada no menu do lado esquerdo do programa da declaração. Dessa forma, fica comprovada a origem do valor abatido no momento da compra da propriedade.

Você deve clicar em “Novo”, escolher o item 04 (“Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, por acidente de trabalho; e FGTS”), informar o beneficiário, o CNPJ e o nome da fonte pagadora, que é a Caixa Econômica Federal no caso. Agora, basta incluir o valor total do saque do seu FGTS e clicar em “Ok” para concluir o procedimento.

O que acontece se eu não declarar um imóvel?

Essa é uma dúvida muito comum: o que acontece ao não declarar um imóvel financiado? Basicamente, você está sujeito(a) a multa e pode cair na malha fina. Caso seja considerado um sonegador de impostos, você será processado e, a partir disso, todas as partes da sua vida serão investigadas pelo fisco.

Visite o blog do Viva Real para ver mais dicas!

Agora que você já sabe como declarar financiamento imobiliário no Imposto de Renda, não deixe de visitar o blog do Viva Real. Aqui você tem acesso a vários conteúdos sobre o mercado imobiliário brasileiro, com dicas que certamente vão ajudar no seu dia a dia.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380