paisagismo residencial

Paisagismo residencial: dicas e ideias para transformar seu jardim e exterior

Viva Real Publicado em 04/12/2024
Tempo de leitura 5 min

O paisagismo residencial vai muito além de simples arranjos de plantas no quintal!

Ele combina criatividade, planejamento e funcionalidade para criar ambientes externos que refletem a personalidade dos moradores, oferecem conforto e valorizam a propriedade. 

Seja para um grande jardim ou um pequeno espaço na varanda, o paisagismo pode trazer charme, praticidade e harmonia ao seu lar. 

No artigo de hoje, o Viva Real te ajuda a descobrir o que é o paisagismo para residências e seus elementos mais comuns, além de dicas de como aplicá-lo na sua casa — e erros comuns que podem ser evitados no projeto.

Vamos nessa?

Leia também: Tipos de palmeiras: conheça 9 e suas características

O que é paisagismo residencial?

O paisagismo residencial é a arte de planejar, projetar e organizar os espaços externos de uma casa para torná-los mais funcionais, esteticamente agradáveis e integrados à natureza. 

Ele pode envolver desde a escolha de plantas e flores até o uso de elementos como decks, fontes, pergolados e iluminação. 

Além de embelezar o ambiente, o paisagismo visa criar áreas de convivência, relaxamento e até mesmo locais para cultivo de alimentos, como hortas e pomares.

paisagismo residencial simples

Por que investir em paisagismo residencial?

Indo muito além da estética, o paisagismo também é uma maneira estratégica de agregar valor ao imóvel, melhorar a qualidade de vida dos moradores e até mesmo contribuir para o meio ambiente.

Um imóvel com um paisagismo bem-planejado e cuidado pode ter seu valor aumentado: inclusive, a pesquisa de mercado sobre o Perfil do Consumidor como tendência de moradia em 2024, feita pelo DataZAP, destaca que 76% dos interessados em adquirir um imóvel deseja uma propriedade com quintal, e 54% valoriza imóveis com áreas verdes.

Ainda, o paisagismo traz vantagens como:

  • estilo e exclusividade;
  • espaços personalizados;
  • benefícios para a saúde mental e física;
  • melhora do conforto térmico e acústico do imóvel;
  • facilita o acesso a práticas sustentáveis, como o cultivo de hortas e o uso de compostagem.

Principais elementos do paisagismo residencial

Um projeto de paisagismo residencial é composto por diversos elementos que, juntos, criam ambientes harmônicos, funcionais e esteticamente agradáveis.

As plantas, claro, são o coração de qualquer projeto paisagístico: elas podem ser usadas para criar jardins, canteiros, hortas, trepadeiras em pérgolas ou até mesmo jardins verticais. 

A escolha da vegetação deve levar em conta o clima local, o espaço disponível e o estilo desejado, mas alguns exemplos comuns são palmeiras, suculentas, cactos, gramados, arbustos ornamentais e flores sazonais.

Também é preciso investir em:

  • áreas de circulação: podem ser feitas com materiais como pedras naturais, decks de madeira, cimento ou pedriscos, dependendo do estilo do projeto, e ter iluminação integrada;
  • estruturas complementares: pergolados, decks e gazebos são elementos que trazem funcionalidade e charme;
  • mobiliário e decoração: itens como bancos, poltronas, mesas de centro, redes e espreguiçadeiras são escolhas frequentes;
  • pedras e rochas decorativas: pedras, cascalhos e rochas podem ser usados para delimitar canteiros, criar caminhos ou mesmo como elementos decorativos;
  • elementos de água: fontes, lagos artificiais, cascatas e espelhos d’água que não só embelezam o espaço, como também trazem frescor e criam uma atmosfera relaxante.

Dicas para começar a planejar o paisagismo da sua casa

projeto de paisagismo residencial

A aplicação do paisagismo residencial depende do espaço disponível, orçamento e preferências pessoais.

Comece, primeiro, avaliando o espaço, medindo o terreno e identificando áreas de sol, sombra e ventilação.

Depois, escolha o estilo que mais combina com sua casa e sua personalidade e faça um esboço com os elementos que deseja incluir, como plantas, móveis e iluminação; você pode incluir o serviço de um paisagista profissional para melhores orientações.

Quando for escolher as plantas, opte por espécies adequadas ao clima da sua região e que demandem o nível de manutenção que você pode oferecer.

Não deixe de investir em uma boa iluminação no projeto! Use luzes direcionadas para destacar plantas e caminhos e criar um ambiente aconchegante à noite.

Erros comuns no paisagismo residencial e como evitá-los

Criar um projeto de paisagismo residencial pode ser um desafio, especialmente para quem está começando — e alguns erros podem comprometer a funcionalidade e a estética do espaço.

Os equívocos mais frequentes são:

  • subestimar a manutenção;
  • não considerar a iluminação;
  • a falta de planejamento prévio;
  • escolha inadequada das plantas;
  • excesso de elementos decorativos;
  • comprar móveis e estruturas inadequados.

Ainda, um erro grave é não prever o escoamento da água, o que pode causar alagamentos e erosões.

Aqui, é fundamental usar pisos drenantes, cascalhos ou gramas permeáveis. Certifique-se de que o solo tenha um sistema eficiente de drenagem.

Procurando um imóvel para investir em um jardim bem bonito e especial? Vem fazer uma busca no Viva Real: são casas disponíveis em todo o Brasil!

Sua casa com jardim está aqui no Viva Real!

Hoje, vimos que investir no paisagismo residencial é investir em conforto, bem-estar e na valorização da sua casa! 

Seja com um jardim minimalista, um espaço funcional para receber amigos ou um cantinho verde para relaxar, as possibilidades são infinitas. 

Basta alinhar suas preferências ao projeto e criar um espaço que realmente reflita o seu estilo de vida.

Se você está procurando uma casa grande para colocar em prática seu projeto de paisagismo, vem conferir os anúncios do Viva Real!

E, se você quer ideias inspiradoras para decoração de área gourmet, tem um artigo no blog do Viva que pode ajudar.