Caução

Caução: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens!

Viva Real Publicado em 06/12/2023
Tempo de leitura 6 min

Prática muito comum para o sucesso de contratos de aluguel, o depósito caução é uma modalidade de locação em que o futuro inquilino paga um valor em dinheiro ao locador antes de se mudar para o imóvel.

Por meio desse acordo, o proprietário do imóvel tem uma maior garantia de indenização quando o locatário, por algum motivo, não consegue arcar com despesas, ou falta com determinadas obrigações previstas no contrato de aluguel.

Esse depósito é um modelo muito comum em processos de aluguel de imóveis, residenciais e comerciais, com diversas imobiliárias oferecendo essa modalidade ao interessado no imóvel.

Tem dúvidas sobre como funciona esse meio de locar um imóvel? Veio ao lugar certo!

O Viva Real, seu especialista em imóveis, preparou um conteúdo completo sobre o tema: aqui, você confere o que é e como o pagamento é feito, com quem fica a caução de aluguel, e demais dúvidas acerca do tema.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Quer saber quais os principais tipos de garantia de aluguel? Temos um conteúdo especial sobre esse assunto: confira aqui no blog.

O que é caução?

O depósito caução é um valor em dinheiro que o locatário paga ao referido locador logo no início do contrato de locação de um imóvel.

Esse montante serve como garantia a ser usado em casos de danos à casa ou ao apartamento, e ainda em eventuais despesas não pagas pelo locatário durante o período de locação.

O mesmo vale para imóveis comerciais.

Como a caução para aluguel funciona?

Seguindo padrões já estabelecidos pelo mercado imobiliário, e considerando as exigências previstas na Lei do Inquilinato, esse depósito ocorre de maneira simples, sem tantas burocracias como outros métodos de garantia de aluguel.

Costuma-se seguir os seguintes passos:

  1. definição do valor: geralmente são três meses de valor de aluguel, quantia acordada por ambas as partes e prevista em contrato;
  2. registro no contrato de locação: tanto valor quanto suas condições devem estar descritas no contrato, bem como exigências para retenção da quantia;
  3. pagamento: antes que o locatário se estabeleça no imóvel, ele deve pagar esse valor previsto, por meio de depósito ou transferência bancária;
  4. devolução do valor: quando o contrato de aluguel terminar e não houver perspectiva de renovação, considerando que foram cumpridas todas as cláusulas previstas, o valor do depósito deve ser devolvido integralmente ao locatário.

Quando o locador pode usar caução?

Todas as considerações acerca do uso do valor depositado ao locatário devem estar descritas detalhadamente no contrato de aluguel.

Essas cláusulas trazem mais segurança tanto para o inquilino quanto para o proprietário.

São algumas das situações em que o uso do depósito é permitido:

  • multas condominiais;
  • pagamento de aluguel atrasado;
  • mau uso do imóvel, com prejuízos ao local;
  • pendências identificadas na vistoria feita para entrega do imóvel.

Como o pagamento da caução é feito?

Caução pagamento

O inquilino é quem escolhe como vai pagar o montante acordado em contrato.

No geral, o pagamento é feito em dinheiro, por meio de transferência bancária, espécie ou depósito.

Entretanto, é possível optar por outras formas de pagamento, como:

  • bens móveis, como carros e motos;
  • bens imóveis, como outro imóvel que o inquilino possa ter.

Se você é o futuro inquilino, após o pagamento desse seguro de aluguel, certifique-se de receber o seu recibo no momento da transação.

Qual o prazo de devolução do valor da caução?

O recomendado é que a devolução do montante seja feita depois da vistoria final do imóvel, assim que o contrato se encerra.

Apenas depois de constatado que não há nenhuma pendência com relação à casa ou apartamento, é que o agora antigo inquilino pode receber o valor pago no início do contrato.

Quais as vantagens da caução?

Dentre as diversas modalidades de seguro de locação disponíveis, esse depósito é uma das alternativas mais consideradas.

É uma prática muito tradicional e que oferece uma série de vantagens, como por exemplo:

  • garantia financeira para o locador;
  • cobertura para possíveis danos ao imóvel;
  • o locatário não precisa apresentar fiadores;
  • após a finalização do contrato, o inquilino recebe o valor integralmente quando todas as cláusulas do contrato forem cumpridas.

Caução X Seguro fiança: quais as diferenças?

Caução e seguro fiança

Como citamos, o depósito é somente uma das formas de realizar um contrato de locação, com suas características e vantagens.

Porém, existem também outras modalidades — e uma delas é o seguro fiança.

Muita gente confunde ambos os termos, bem como seus requisitos e funcionamento: por isso, separamos abaixo uma explicação para você analisar qual das garantias de locação melhor funciona para o seu futuro imóvel.

Caução

Conforme mencionado, esse depósito é uma garantia em dinheiro, geralmente equivalente a três vezes o valor do aluguel, que o locatário deposita ao locador no início do contrato de locação. 

Esse valor serve como uma garantia financeira em caso de inadimplência ou danos ao imóvel.

Seguro fiança

Já o seguro fiança é uma modalidade de seguro no qual o locatário contrata uma apólice junto a uma seguradora. 

A seguradora assume a responsabilidade de cobrir eventuais inadimplências do locatário ou outras obrigações contratuais previstas na apólice.

Geralmente, o seguro é pago mensalmente, incorporado ao valor do aluguel.

Encontre seu sonho na vida real! O site do Viva Real está repleto de imóveis para alugar em todo o Brasil: confira aqui!

Como alugar um imóvel com caução? Conheça o Viva Real!

Hoje você viu que o depósito caução é uma prática comum e eficaz em contratos de locação, proporcionando segurança tanto para locadores quanto para locatários. 

Ao compreender como o esse depósito funciona e seguir práticas transparentes, ambas as partes podem desfrutar de uma experiência de locação mais tranquila e protegida.

Se você está procurando um imóvel para alugar nessa e em outras modalidades de garantia, o Viva Real pode ajudar você!

São diversas opções de casas e apartamentos em todo o Brasil, e você pode filtrar a sua busca conforme as suas necessidades: desde imóveis mobiliados a opções de aluguel sem fiador!

Confira o site do Viva Real para achar o imóvel perfeito para você.

Quer mais conteúdos como este? Confira o blog do Viva Real aqui.