Carta de crédito para compra de imóvel

Você sabe o que é carta de crédito para compra de imóvel? Entenda!

Viva Real Publicado em 01/12/2022
Tempo de leitura 6 min

Ter o próprio lar é o sonho de muitos brasileiros, mas poucas pessoas têm condições de comprar uma propriedade. Dentro disso, uma das maneiras utilizadas é a carta de crédito para compra de imóvel. Continue a leitura e saiba mais sobre esse documento e como ele pode ser usado.

O que é a carta de crédito?

A carta de crédito é um documento que funciona como instrumento financeiro para aquisição de um bem já estabelecido por meio de um consórcio. Serve, por exemplo, para comprar uma casa.

A carta de crédito para a compra de imóvel é um documento obtido por quem deseja adquirir uma nova casa, dando pelo menos um bom valor de entrada — mesmo que seja necessário financiar a parte que faltar.

Periodicamente, alguém que aderiu ao consórcio recebe uma carta de crédito imobiliário em sorteio ou ao dar um lance. O valor dela vem de acordo com o que foi definido inicialmente.

O que é e como funciona um consórcio de imóvel?

É um grupo de pessoas com interesse em adquirir um novo lar. Ele é organizado por uma instituição financeira credenciada junto ao Banco Central. Mas afinal, como funciona o consórcio de imóveis? É simples: os participantes pagam parcelas e acumulam um fundo.

Esta é a forma de como conseguir a carta de crédito: as pessoas que aderiram ao programa pagam uma parte do valor do imóvel, dividido conforme a duração do grupo. Então, a instituição faz o sorteio ou aceita lances. Quem for sorteado ou der o maior lance, com uma antecipação do pagamento, ganha a carta de crédito.

Algumas pessoas recebem esse documento logo que começam a participar do consórcio, enquanto outras esperam anos para serem contempladas. Vale ressaltar que essa carta de crédito para compra de imóvel só pode ser usada para a aquisição de uma propriedade, e não outro tipo de bem.

Qual é o custo para conseguir a carta de crédito?

Diferentemente de outras formas de financiamento para conseguir comprar o próprio imóvel, no consórcio não há a cobrança de juros nas parcelas. Todavia, é necessário pagar seguro, taxa de administração e, em determinados casos, fundo de reserva.

Dessa maneira, os custos para obter a carta de crédito para compra de imóvel geralmente chegam a mais de 20% do valor da propriedade a ser adquirida. No entanto, não tem o Imposto de Operações Financeiras (IOF), já que o consórcio é isento dessa taxação.

O indicado é, antes de entrar no grupo, questionar qual será o custo total do investimento, já contando todas as despesas. Assim, será possível calcular a forma mais vantajosa para você alcançar o sonho de ter uma casa própria.

Carta de crédito para compra de imóvel

Veja como utilizar o FGTS para obter a carta

Uma das formas de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nesse tipo de negócio é usando-o para fazer uma oferta de lance. Assim, até 100% do valor que está em sua conta pode ser usado para obter a carta de crédito contemplada. O participante deve apresentar o extrato do FGTS à administradora.

Já tenho a carta, posso completar o valor para comprar a casa?

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), também é possível utilizar o seu FGTS para complementar o valor da sua carta de crédito e comprar o imóvel.

O valor é liberado diretamente para o vendedor da propriedade e ocorre após a entrega do contrato ou escritura de compra e venda. Porém, se o imóvel ainda estiver em construção, o recurso só será liberado após a comprovação da conclusão da obra.

Diferença entre carta de crédito e financiamento imobiliário

No financiamento imobiliário, a pessoa precisa ir à instituição financeira e solicitar um empréstimo. Caso seja aceito, ela terá que pagar o valor de maneira parcelada e com juros. O benefício é que a pessoa já pode usufruir do imóvel mesmo pagando o financiamento.

Por outro lado, a carta de crédito é adquirida por meio do consórcio, e a pessoa precisa esperar ser sorteada ou ter condições financeiras suficientes para dar um lance. Somente após isso é possível comprar a propriedade e usufruir dela. Para algumas pessoas, isso pode demorar anos.

A carta de crédito pode ser usada para quitar um financiamento imobiliário

Os bancos permitem que a pessoa use a carta de crédito também para quitar um financiamento imobiliário. Essa é uma operação regulamentada pela Lei dos Consórcios. Para realizar o procedimento, é necessário que:

  • o valor da carta de crédito seja igual ou superior ao do empréstimo imobiliário;
  • o financiamento e a carta de crédito estejam no nome da mesma pessoa;
  • o consórcio que entregou o documento não seja anterior ao ano de 2009.

Se o valor do documento for maior do que o do empréstimo, é possível usá-lo para cobrir despesas de cartório ou tributos em relação à compra e venda de imóveis. Também é possível conseguir um desconto no valor a ser pago.

O que é a Lei dos Consórcios?

Entendendo o que é consórcio imobiliário, é importante também saber sobre a  Lei dos Consórcios, que é a Lei N.º 11.795/2008. Sancionada em 2008, ela regulamenta o funcionamento da atividade no Brasil.

Nessa lei constam os direitos e deveres da instituição financeira e dos participantes. Há a determinação dos itens do contrato, forma de fiscalização, prazo para desistência e outras normas.

Vantagens e desvantagens da carta de crédito

A carta de crédito para compra de imóvel possui algumas vantagens e desvantagens. Um dos principais benefícios é o não pagamento de juros. Além disso, é segura, já que só pode ser usada pela pessoa sorteada ou que der o melhor lance. Assim, há um menor risco de golpes e fraudes.

Por outro lado, uma desvantagem é o tempo de espera para conseguir a carta de crédito e comprar o imóvel desejado. Além disso, a pessoa fica limitada a encontrar uma propriedade com um valor igual ou menor ao da carta, restringindo as suas possibilidades de compra.

Seu próximo imóvel está no Viva Real

Se você foi contemplado com uma carta de crédito para compra de imóvel, conte com o Viva Real para pesquisar sua nova casa ou apartamento. Aqui, você encontra propriedades para todos os gostos e bolsos.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380