Imagem de uma pessoa empurrando um molho de chaves

Como funciona a amortização de financiamento imobiliário?

Viva Real Publicado em 30/06/2023
Tempo de leitura 5 min

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, para realizar esse desejo, a maioria das pessoas precisa contratar uma linha de crédito imobiliária e pagar as parcelas desse empréstimo por muitos anos. No entanto, é possível reduzir essa dívida por meio da amortização de financiamento. 

Existem algumas vantagens em amortizar o financiamento, como conseguir desconto no valor de algumas parcelas e pagar menos juros. Por isso, se você está pagando prestações de algum empréstimo, saiba se vale a pena amortizar a sua dívida a seguir.

Como funciona o financiamento imobiliário?

Um financiamento consiste na prática de pegar dinheiro emprestado com uma instituição financeira. Quem recebe uma linha de crédito precisa devolver ao banco o valor recebido acrescido dos juros e das taxas administrativas.

Geralmente, o prazo para pagar um financiamento imobiliário é longo, podendo chegar a até 35 anos. Sendo assim, para muitas pessoas, pode fazer sentido antecipar algumas parcelas para reduzir a dívida e, dessa forma, conseguir quitar o empréstimo em menos tempo.

O que é amortização de financiamento?

Se você se pergunta o que significa amortização, saiba que a palavra “amortizar” se refere ao pagamento de qualquer parcela de um empréstimo. Contudo, esse termo tem sido cada vez mais empregado para se referir à prática de pagar várias prestações simultaneamente.

Todas as instituições financeiras permitem a realização do processo de amortização. Além disso, é possível amortizar todo o saldo devedor de uma única vez ou somente antecipar o pagamento de algumas parcelas, o que já contribui para a redução da dívida.

Quais são os sistemas de amortização de financiamento?

Antes de saber como funciona a amortização de financiamento, é importante entender que existem diferentes tipos de amortização, sendo que os principais são a Tabela SAC e a Tabela Price. A forma de amortização é escolhida no momento da contratação da linha de crédito.

Na Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), o valor das prestações vai diminuindo ao longo do tempo. Isso acontece porque a taxa de juros usada na amortização SAC não é fixa, sendo que os juros mais altos são pagos nas primeiras parcelas da linha de crédito.

Esse tipo de amortização de financiamento é muito utilizado por quem precisa pegar muito dinheiro emprestado com o banco, como é o caso da maioria das pessoas que contrata uma linha de crédito imobiliário.

Já na Tabela Price, o valor das prestações é constante, já que a taxa de juros é pré-fixada. Sendo assim, o valor das parcelas será o mesmo no começo e no fim do contrato.

Pessoa usando calculadora e anotando

Quando vale a pena amortizar o saldo devedor?

O que é amortização de financiamento você já sabe, mas será que realmente vale a pena antecipar as parcelas do seu empréstimo? Para responder a essa pergunta, você deverá analisar as suas finanças e considerar os seus objetivos.

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que fazer a amortização de financiamento só faz sentido se você já tiver o dinheiro para quitar um número determinado de parcelas. Isso porque não vale a pena solicitar outro empréstimo para amortizar uma dívida corrente.

Além disso, caso as taxas de juros do seu financiamento sejam baixas, pode ser mais interessante deixar o seu dinheiro em uma aplicação financeira segura e que renda juros mais altos do que os que você paga no seu empréstimo, como o Tesouro Direto, por exemplo.

Contudo, se você não gosta de ficar com uma dívida longa e quer garantir um futuro mais tranquilo ou quer quitar logo o seu empréstimo para poder vender o seu imóvel com mais facilidade, pode ser interessante fazer a amortização do financiamento imobiliário.

Como fazer amortização de financiamento imobiliário?

Quem quiser amortizar o financiamento imobiliário deverá ir até a instituição financeira que concedeu o empréstimo e comunicar essa decisão. Alguns bancos oferecem uma redução no valor das parcelas para os clientes que decidem fazer a amortização da dívida, portanto, vale a pena tentar negociar o valor do desconto.

Algumas instituições financeiras oferecem a possibilidade de antecipar o pagamento das parcelas do financiamento imobiliário no próprio aplicativo do banco. Essa funcionalidade pode ser muito útil para quem não quer ou não tem tempo de ir até uma agência bancária.

Como usar o FGTS para fazer a amortização?

Se você quer fazer a amortização do financiamento imobiliário, saiba que é possível utilizar o saldo do FGTS para quitar as parcelas do empréstimo antecipadamente. No entanto, alguns bancos só permitem que os clientes quitem até 80% do empréstimo com o valor do fundo.

Quem quiser usar o saldo do FGTS para amortizar a dívida precisa ter trabalhado por, no mínimo, três anos com a carteira assinada. Além disso, o trabalhador não pode ser dono de nenhum imóvel na região onde está localizada a propriedade financiada nem ter outro financiamento ativo no sistema SFH.

Para conseguir utilizar o FGTS para fazer a amortização do financiamento imobiliário, o trabalhador precisará ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer a solicitação. Contudo, caso a sua linha de crédito tenha sido contratada na Caixa, esse pedido poderá ser feito no aplicativo Caixa Habitação.

Simule seu financiamento imobiliário com a ajuda do Viva Real

Agora que mostramos como funciona o processo de amortização de financiamento, que tal simular o seu empréstimo imobiliário com o Simulador de Financiamento de Imóvel do Viva Real? Dessa forma, você saberá exatamente quanto terá que pagar para conseguir comprar a sua casa própria.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380