#

Passo a passo da compra do seu primeiro imóvel

# Viva Real Publicado em 05/08/2022
Tempo de leitura 5 min

Chegou o momento tão esperado: finalmente, você está pronto para realizar o sonho da casa própria. Agora, por onde começar? Aqui na Viva Real, vamos ajudar com um passo a passo para a compra do seu primeiro imóvel.

Passo 1: pense no imóvel dentro da sua realidade

Não adianta sonhar com um apartamento enorme, no bairro mais caro da cidade, se você ainda não possui renda suficiente para comprá-lo. Assim como não adianta sonhar com uma casa gigante se você não gosta de se preocupar com a manutenção dela.

Então, falando sobre como comprar o primeiro imóvel, o primeiro passo é pisar no chão e escolher o tipo ideal para você. Caso esteja comprando para investir, considere imóveis com bom custo-benefício, bem localizados e fáceis de revender ou alugar.

Como comprar um imóvel normalmente envolve financiamento ou consórcio, considere que leva pelo menos uma década para quitar a dívida. Então, pense bem na sua renda hoje e nas possibilidades de alteração dela a longo prazo.

Passo 2: escolha o tipo de imóvel certo pra você

Se o objetivo do seu primeiro imóvel é residencial, pondere onde vai querer morar por um bom tempo, de acordo com seu tipo de trabalho e estilo de vida. Reflita se você prefere a praticidade de um apartamento, o sossego de uma casa já pronta em condomínio ou tem paciência e disciplina para construir em um terreno.

Considere também as diferenças entre imóveis novos e usados e qual tipo terá o melhor custo-benefício para você. Nem sempre comprar um imóvel usado mais barato é sinônimo de um bom negócio. Tudo vai depender do estado de conservação dele e de quanto você teria que gastar em uma reforma, por exemplo.

Outro fator muito importante é a localização e a vizinhança do seu primeiro imóvel. Imagine gostar de silêncio e morar em um local muito barulhento, ou desejar uma vida social mais agitada e morar praticamente em um sítio. Não dá, não é?

primeiro imóvel - imagem de familia chegando em casa nova

Passo 3: planeje suas finanças e a forma de pagamento

Após escolher o tipo ideal do seu primeiro imóvel, você consegue prever quanto ele vai custar. Com esse valor em mente, organize sua vida financeira para não se atrapalhar no futuro.

Verifique se sua renda é compatível com um financiamento ou um consórcio, se vai haver alguma entrada, se você vai precisar de algum programa de habitação popular ou esperar mais alguns meses para tudo acontecer de modo sustentável.

Aqui no Blog da Viva Real, você encontra orientações sobre os tipos de financiamento disponíveis no mercado e opções de consórcio, caso não tenha o dinheiro à vista. Também lembre-se de separar o dinheiro das taxas e impostos! Vamos explicar mais a seguir.

Passo 4: prepare-se para as taxas e impostos

Para comprar um imóvel, você precisa considerar algumas taxas e impostos extras, como a escritura, o registro e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). De modo geral, juntos, esses custos podem chegar a 10% do valor do imóvel.

Se ele custar R$ 200 mil, por exemplo, é bom separar R$ 20 mil para esses custos. Porém, o primeiro imóvel tem algumas particularidades. Por exemplo, muitos municípios oferecem descontos no ITBI do primeiro imóvel ou até isenção em caso de programas habitacionais populares.

Assim como o ITBI, o IPTU do primeiro imóvel pode ser isento em muitos municípios, principalmente se for residencial e se enquadrar nos critérios de habitação popular. Por isso, é preciso pesquisar essas informações na prefeitura da sua cidade.   

Outra informação importante é que existe uma lei federal, a Lei de Registros Públicos (6.015/73), que garante 50% de desconto no registro do primeiro imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Nem sempre os cartórios disponibilizam essa informação, mas eles são obrigados a conceder o desconto.

Dica de ouro: observe o condomínio

Na hora de comprar o primeiro imóvel, muita gente se preocupa tanto com as questões financeiras e burocráticas que se esquece de observar as questões condominiais. Então, lá vai uma dica de ouro: não negligencie esse assunto.

Seja casa, seja apartamento, se você escolheu comprar seu primeiro imóvel em um condomínio, solicite imediatamente a convenção e o regulamento, para entender como ele funciona na prática e se você vai se adaptar a ele. Se o condomínio for novo, tome a iniciativa de organizar a convenção do condomínio.

Essa medida simples pode evitar uma série de transtornos para você, como se deparar com valores e taxas exorbitantes do condomínio, obras negligenciadas, manutenção mal feita, entre outros problemas que não aparecem na visita inicial.

Seu primeiro imóvel está na Viva Real

A Viva Real ajuda em todos os passos na hora de comprar o primeiro imóvel. O mais importante é que você use um bom tempo para pesquisar o imóvel ideal para os seus objetivos e o seu estilo de vida.

Utilize nossas ferramentas avançadas de busca para fazer uma seleção inicial por tipo de imóvel e localização. Em seguida, escolha aquele que cabe no seu bolso e comece a planejar suas finanças para a compra.