Laudo de vistoria de imóvel: o que é, quem faz e como elaborar um

Laudo de vistoria de imóvel: o que é, quem faz e como elaborar um — Guia completo

Viva Real Publicado em 05/12/2023
Tempo de leitura 8 min

O laudo de vistoria de imóvel para venda ou locação é um documento fundamental para garantir uma transação transparente e segura, tanto para proprietário quanto para comprador ou locatário.

Com ele, é possível ter em mãos uma análise detalhada das condições da propriedade que pode ser o seu futuro lar. 

Ao longo deste conteúdo, vamos explicar como esse laudo funciona e qual é o seu papel no processo de compra ou aluguel de imóveis. Continue a leitura para saber mais!

O que é o laudo de vistoria de imóvel?

O laudo de vistoria de imóvel é um documento técnico, responsável por registar o estado atual da propriedade. Para isso, ele traz descrições e fotos do local a ser alugado ou comprado.

Também conhecido como termo de vistoria de imóvel, esse processo tem como objetivo documentar as condições físicas do imóvel e identificar qualquer problema estrutural, elétrico ou hidráulico.

Isso contribui para resguardar tanto o vendedor quanto o comprador ou o locador e o locatário.  

Como funciona a vistoria de imóveis?

Laudo de vistoria de imóvel: o que é, quem faz e dicas

A vistoria é o processo de avaliação realizado para o desenvolvimento do laudo. Nela, um profissional especializado faz uma inspeção minuciosa para verificar todos os detalhes do imóvel.

Durante essa avaliação, o vistoriador ou o corretor imobiliário analisam pontos como:

  • tamanho do imóvel;
  • conservação de forros, revestimentos e pisos;
  • condições das instalações hidraúlicas e elétricas; 
  • estado de conservação da pintura, janelas e portas;
  • existência de rachaduras, infiltrações ou vazamentos

Essa vistoria acontece antes ou depois da locação de um espaço, para avaliar se o inquilino deixou a propriedade em boas condições de uso. O processo também acontece antes da venda de um imóvel. 

O que tem no laudo de vistoria?

As informações do laudo podem variar de acordo com as especificidades da propriedade e o que é pedido pelas partes envolvidas na transação. Em geral, o documento contém as seguintes informações:

  • dados das partes envolvidas: proprietário, inquilino, comprador, imobiliária, corretor etc; 
  • data e hora da vistoria: o laudo de vistoria deve indicar a data e o horário em que a foi feita a inspeção; 
  • identificação do imóvel: endereço completo, número de matrícula no Cartório de Registro de Imóveis, estado e cidade etc; 
  • finalidade da vistoria: informar sobre o motivo daquela vistoria, se para locação, venda, avaliação de seguro, entre outros motivos; 
  • fotografias: o ideal é que o laudo contenha fotografias gerais do imóvel, para comprovar suas condições, especialmente em caso de detalhes que merecem atenção, como reparos a serem feitos, rachaduras etc.; 
  • detalhes do estado de conservação do imóvel: descrição detalhada sobre a situação física e estrutural do imóvel, com informações como pintura, piso, paredes, instalações elétricas e hidráulicas, eventuais danos e outros detalhes que podem impactar na habitação do imóvel; 
  • assinatura das partes envolvidas: tanto o vistoriador responsável pelo laudo, quanto as partes envolvidas na transação imobiliária (proprietário, inquilino, testemunhas etc) devem assinar o documento, a fim de confirmar que têm ciência do estado do imóvel naquele momento. 

Leia também: Laudo de vistoria de imóvel: o que precisa ter?

Vantagens do laudo de vistoria de imóvel

O laudo de vistoria de imóvel é um documento que traz mais segurança para as partes envolvidas na transação imobiliária, trazendo vantagens para os dois lados, como:

Para o proprietário atual: o laudo registra o estado em que o imóvel foi entregue ao inquilino, garantindo a exigência de que ele seja entregue nas mesmas condições, evitando prejuízos.

Para inquilino: o laudo serve como uma prova de que o imóvel foi entregue em condições de habitação, também demonstrando detalhes daquele momento, para que não haja cobranças indevidas por reparos, reformas etc. 

Para comprador: no caso de compra de imóveis, o laudo de vistoria serve para atestar a condição do imóvel e sinalizar eventuais necessidades de reparo a serem feitas antes da entrega das chaves.

O principal ponto sobre o laudo de vistoria é que ele seja um documento bem detalhado, feito por um profissional especializado, que descreva as condições do imóvel e sinalize o que for necessário para a visibilidade das partes envolvidas.

Um bom laudo de vistoria de imóvel representa segurança e mais tranquilidade para todos os envolvidos nas transações imobiliárias.

Como fazer um laudo de vistoria de imóvel?

Realizar o laudo de vistoria de imóvel parece ser uma tarefa complexa, mas entender o processo ajuda a visualizar os pontos fundamentais e a importância dessa avaliação para todos os envolvidos na negociação.

Com ele, é possível registrar de maneira formal qualquer defeito e necessidade de manutenção, assim como esclarecer as condições do imóvel para manter a transparência na transação. 

Entenda o passo a passo para o desenvolvimento do laudo. 

Primeiro passo: identificação do imóvel

O processo começa pelo básico: informar os dados do imóvel, como nome do proprietário, endereço da propriedade, matrícula do imóvel e metragem, por exemplo.

A descrição do documento também deve contar com o nome completo do vistoriador responsável pela inspeção. 

Essas informações servirão como base para toda a documentação.

Segundo passo: descrição detalhada

O próximo passo é descrever, de maneira detalhada, as características atuais do imóvel. Isso inclui detalhes de áreas internas e externas para fornecer um panorama completo sobre a propriedade.

Essa descrição deve trazer informações sobre quartos, garagem, cozinha, jardins e outros cômodos do imóvel, bem como dados sobre revestimentos, pinturas, instalações elétricas, hidráulicas e condições estruturais da construção. 

Para facilitar, a descrição pode ser organizada por cômodo ou área da propriedade.

Terceiro passo: fotografias e vídeos

Para tornar o laudo de vistoria de imóvel mais completo, o profissional responsável deve incluir imagens do espaço. 

Fotos e vídeos ajudam a comprovar a situação da propriedade no momento da vistoria. Além de reforçar a validade do documento, isso também facilita a compreensão de detalhes técnicos por qualquer pessoa que tenha acesso ao laudo.

Esses arquivos devem ser anexados ao documento, seja em formato físico ou digital. 

Quarto passo: registro de anomalias e observações específicas

Ao fazer a avaliação e descrição detalhada de cada cômodo, é importante já verificar a existência de qualquer problema nesses espaços.

Seja uma rachadura na parede, um descascado na pintura ou um defeito de funcionamento em uma tomada, registre qualquer necessidade de manutenção ou anomalia estrutural no documento.

Isso mantém a transparência sobre a real situação do imóvel para quem pretende comprá-lo ou alugá-lo, além de permitir a busca pelas soluções mais viáveis para garantir a segurança de todos os envolvidos na negociação.

Quinto passo: data e assinaturas

Para concluir a vistoria e oficializar o laudo, é necessário incluir a data da inspeção no documento, que deve ser assinado por todas as partes envolvidas no processo. 

Ou seja, proprietário, locatário ou comprador, e responsável pela vistoria devem assinar o documento para que ele seja validado.

Depois de assinado, o laudo é anexado ao contrato de locação ou venda do imóvel para que fique disponível aos interessados.

Quem pode fazer laudo de vistoria de imóveis?

Laudo de vistoria de imóvel: o que é, quem faz e como elaborar um

O laudo da vistoria é elaborado por profissionais habilitados, que podem ser engenheiros, arquitetos ou corretores de imóveis com formação técnica específica.

Independente do profissional, ele deve ser autorizado pelo órgão competente para elaboração desses laudos técnicos. 

Para corretor de imóveis, por exemplo, as autoridades responsáveis por essa autorização são o CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) e o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica).

Já engenheiros e arquitetos devem estar cadastrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). 

Quanto custa um laudo de vistoria imóvel?

O valor do laudo de vistoria varia de acordo com diferentes fatores, como localização e tamanho do imóvel, nível de detalhamento da inspeção e conforme a empresa ou profissional contratado.

Em geral, os custos podem variar entre R$80 e R$1.000. Empresas especializadas podem cobrar mais, mas também costumam apresentar uma avaliação mais detalhada. 

No caso de contratos de aluguel, vale esclarecer que o responsável por pagar a taxa de vistoria é o proprietário do imóvel, de acordo com a obrigatoriedade prevista na Lei do Inquilinato

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Para quem vai alugar um imóvel, o processo de vistoria é fundamental para garantir que o local está apto para receber um novo inquilino. 

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Dessa forma e com todas informações em mãos para o processo de locação, a jornada fica muito mais fácil, não é mesmo? 

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