aluguel sem fiador

Aluguel sem fiador: o que é, benefícios e alternativas de garantia

Viva Real Publicado em 01/03/2024
Tempo de leitura 6 min

Você sabia que é possível, em alguns casos, investir em um aluguel sem fiador? O fiador não é a única modalidade de locação disponível no mercado!

Existem outros processos, até simplificados inclusive, que oferecem outras opções para pessoas que não possuem um fiador disponível, mas que ainda desejam locar uma casa ou apartamento.

Como o processo tradicional de aluguel envolve frequentemente a exigência de uma pessoa ou entidade que se compromete a garantir as obrigações financeiras do locatário, muita gente nem imagina que o ramo imobiliário já oferece outras modalidades de locação.

Ainda, essas outras formas de fechar um contrato de aluguel não necessariamente são burocráticas, o que facilita muito quem deseja realizar o sonho de morar sozinho ou iniciar a importante etapa de mudar de casa.

Está procurando um imóvel para morar e a ideia de alugar sem fiador te atrai? Então esse artigo é para você!

Separamos um conteúdo especial que tira todas as suas dúvidas sobre esse assunto: você vai entender os benefícios dessa modalidade de locação e, ainda, conferir outras alternativas de garantia locatícia.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel? Tire essa dúvida com o nosso conteúdo dedicado ao assunto: confira aqui no blog.

Afinal, o que é aluguel sem fiador?

O aluguel sem um fiador é uma modalidade de locação na qual o inquilino não precisa apresentar um fiador para garantir o contrato de aluguel

Tradicionalmente, o fiador é uma pessoa ou entidade que assume a responsabilidade financeira em caso de inadimplência por parte do locatário. 

No entanto, no aluguel sem fiador, outras formas de garantia são utilizadas para assegurar o cumprimento das obrigações contratuais.

Quais são os benefícios do aluguel sem fiador?

O aluguel sem um fiador oferece uma série de benefícios tanto para locatários quanto para proprietários, proporcionando uma alternativa mais flexível e acessível no processo de locação. 

Para os locatários, o aluguel sem precisar de fiador torna o processo mais acessível para pessoas que não contam com uma pessoa para desempenhar esse papel: estamos falando de estudantes, recém-chegados a uma cidade e afins.

Ainda, esse tipo de aluguel é mais ágil, uma vez que é possível se mudar para o imóvel mais rapidamente, sem a burocracia associada à busca por uma pessoa disposta a assumir a responsabilidade financeira.

Também, ao dispensar a exigência de um fiador, o aluguel sem um fiador amplia as oportunidades de moradia para um grupo mais diversificado de locatários. Isso inclui aqueles que podem ter dificuldades em encontrar um fiador adequado.

Para os proprietários, também são muitas as vantagens! Confira algumas:

  • aumento da atratividade do imóvel;
  • flexibilidade nas alternativas de garantia;
  • redução no tempo de vacância do imóvel;
  • adaptação às mudanças no perfil do locatário.

É possível alugar sem fiador? Confira algumas alternativas de garantia locatícia

aluguel sem fiador é possível

Quando a pessoa resolve alugar um imóvel sem o suporte de um fiador, ela assume o compromisso necessário por meio de outras garantias de locação.

Entre as principais disponíveis no mercado, destacamos:

  • cartão de crédito;
  • caução, onde é oferecido um valor em dinheiro retido pelo proprietário como garantia, montante que é devolvido ao final do contrato, descontando eventuais pendências;
  • depósito adiantado, oferecendo o pagamento de vários meses de aluguel com antecedência para o proprietário;
  • título de capitalização, onde o locatário adquire um título de capitalização, depositando um valor na contratação;
  • seguro fiança, onde o inquilino contrata uma apólice que cobre as obrigações financeiras em caso de inadimplência;
  • fundos de investimento, em que o locatário pode apresentar cotas de um FII como garantia, oferecendo uma alternativa que está atrelada a ativos imobiliários.

Ainda, cartas de referência de locações anteriores, renda comprovada e penhor de bens também podem funcionar como garantias locatícias, a depender de cada caso.

Como agir em casos de inadimplência?

aluguel sem fiador: inadimplência

Assim como em outras modalidades de locação, o aluguel sem fiador também está sujeito a situações de inadimplência — quando o locatário não arca com as despesas previstas.

Aqui, assim que identificada a inadimplência, deve-se enviar uma notificação formal ao locatário informando sobre os valores em atraso, prazos para regularização e as consequências previstas no contrato em caso de não pagamento.

O apoio do contrato de aluguel é indispensável em casos assim: verifique as cláusulas contratuais relacionadas a multas e juros por atraso no pagamento. Essas penalidades podem ser aplicadas de acordo com o que foi estabelecido no contrato.

Ainda, se ambas as partes concordarem, é possível renegociar o contrato de locação, ajustando as condições de pagamento ou até mesmo revisando o valor do aluguel, caso seja uma solução viável.

Aluguel sem fiador é no Viva Real!

Se você está procurando por um aluguel sem fiador, em um imóvel perfeito para as suas necessidades, o Viva Real tem a solução!

Em nosso site, você explora diversas opções de aluguel de casas e apartamentos em todo o Brasil, e entra em contato direto com o responsável pelo anúncio, tudo com agilidade e sem burocracias.

Dê o primeiro passo para o imóvel novo: confira o portal imobiliário mais completo do Brasil aqui!

Dúvidas frequentes

Para esclarecer tudo sobre o aluguel sem fiador, ainda, separamos um FAQ com as principais questões sobre esse assunto; confira:

O que fazer quando não tiver fiador?

Quando você não tiver um fiador, ainda assim é possível alugar um imóvel — basta considerar uma das opções abaixo, de acordo com o que é disponibilizado pelos trâmites do seu imóvel de interesse:

  • caução;
  • seguro fiança;
  • análise de crédito;
  • pagamento adiantado;
  • fiador profissional ou empresa de garantia.

O que diz a Lei do Inquilinato sobre fiador?

A passagem sobre a atuação de um fiador na Lei do Inquilinato deixa claro que a pessoa nesse papel fica obrigada por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor.

Ainda, o locador notifica o locatário para apresentar uma nova forma de garantia locatícia, para manter a permanência no imóvel.

É possível ser fiador de si mesmo?

Não, a pessoa que vai alugar o imóvel não pode ser fiadora de si mesma.

Ainda, pessoas que não possuem imóveis em seu próprio nome, que estão com restrições de crédito, e que não possuem comprovação de renda também não podem ser fiadoras.

Quer conferir mais conteúdos como este? Confira o blog do Viva Real para ficar sempre atualizado!