glossário do mercado imobiliario

Glossário do mercado imobiliário: 15 termos mais usados!

Viva Real Publicado em 17/01/2024
Tempo de leitura 8 min

Se você está pensando em investir em imóveis, seja para alugar ou comprar, e já começou a sua pesquisa na área, deve ter se deparado com uma série de termos do glossário do mercado imobiliário.

Palavras como amortização, caução e habite-se costumam gerar muita confusão; ainda, siglas como ITBI e SBPE não parecem fazer sentido algum quando não sabemos o significado nem a aplicação delas, não é mesmo?

Compreender o glossário do mercado imobiliário é fundamental para ampliar seus conhecimentos sobre a área e garantir conversas mais claras e objetivas com corretores e demais profissionais do ramo.

Viva Real está aqui para ajudar você nessa: preparamos um conteúdo especial sobre esse tema para tirar todas as suas dúvidas!

Compilamos aqui os principais termos do mercado imobiliário para você saber finalmente o que eles significam, bem como suas respectivas funções.

Acompanhe o artigo abaixo para saber mais; boa leitura!

Não sabe o que é um memorial descritivo nem pra que ele serve ao imóvel? Confira nosso conteúdo sobre esse assunto aqui no blog.

Glossário do mercado imobiliário, quais os principais termos usados?

Todos sabemos que o mercado imobiliário é repleto de terminologias específicas que podem ser bem desafiadoras para quem está interessado neste setor — seja para investimento ou por pura curiosidade.

Alguns conceitos são bem conhecidos, como IPTU ou avaliação imobiliária: são termos presentes no dia a dia e até em algumas notícias que lemos uma vez ou outra.

Porém, o glossário do mercado imobiliário é bem mais abrangente do que isso!

Separamos abaixo uma lista com os principais termos usados e suas respectivas definições, para você nunca mais se confundir e consultar sempre que precisar.

Confira:

Alvará

O alvará é o documento oficial, emitido por autoridades governamentais, como prefeituras ou órgãos de fiscalização, que concede permissão para a realização de atividades da área ou a execução de obras.

Por meio desse documento, é possível assegurar que projetos realizados estejam de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos competentes, trazendo segurança, legalidade e cumprimento das regulamentações vigentes.

São exemplos de alvarás:

  • alvará ambiental;
  • alvará de construção;
  • alvará de funcionamento;
  • alvará de licença para eventos.

Amortização

Outra palavra bem comum no glossário do mercado imobiliário é a amortização: esse termo refere-se à redução gradual de uma dívida ao longo do tempo, por meio do pagamento periódico de parcelas que incluem parte do valor principal — além dos juros.

Esse é um termo frequente no ramo dos imóveis quando falamos de empréstimos, financiamentos e hipotecas (vamos falar mais sobre este último logo abaixo!).

Com a prática da amortização, os devedores fazem pagamentos regulares para liquidar, de maneira gradual, o montante total que está em débito.

Leia também: Como funciona a amortização de financiamento imobiliário?

Área comum

Esse é um termo mais fácil e muito conhecido de quem mora, ou já morou, em condomínios.

As áreas comuns são os espaços de um empreendimento imobiliário que são compartilhados e acessíveis a todos os moradores e trabalhadores do local.

Estamos falando de áreas como:

  • piscina;
  • portaria;
  • garagem;
  • academia;
  • elevadores;
  • brinquedoteca;
  • churrasqueiras;
  • entre diversas outras.

Área útil

Ainda no vocabulário aplicado a condomínios, temos a área comum: esse é o termo que designa a parte utilizada pelo proprietário do imóvel.

Logo, a área útil é a soma das áreas internas de todos os cômodos do imóvel em questão.

É incluída nesse cálculo a área total dos pisos do imóvel; no entanto, a espessura das paredes não faz parte dessa conta.

Caução

glossário do mercado imobiliario: caução

Você já deve ter escutado esse termo diversas vezes, mas sabe o que ele realmente significa?

Caução é um conceito que vai além do ramo imobiliário, também muito aplicado em contextos financeiros e jurídicos.

Ele determina a garantia dada por uma parte como forma de assegurar o cumprimento de uma obrigação — frequentemente presente em contratos ou acordos.

No mercado imobiliário, é comum que a caução seja aplicada em contratos de locação, como forma de garantia do locatário ou do locador, por meio de um depósito de dinheiro.

Contrato de gaveta

Mais um termo do glossário do mercado imobiliário, o contrato de gaveta refere-se ao registro em papel de um combinado verbal entre duas pessoas.

Ele serve para confirmar que as partes acordaram com determinada negociação, confirmando o ocorrido.

No entanto, não é um documento registrado em cartório — logo, não é oficial, como o próprio nome sugere.

Corretagem

Corretagem é a remuneração ou comissão paga a um corretor por intermediar uma transação entre duas partes: como o aluguel de um imóvel ou a venda dele.

O profissional que recebe esse valor atua como intermediário em diversos setores, não somente no mercado imobiliário: há corretagem no setor de seguros, no setor financeiro, entre diversos outros.

Leia mais: Entenda o que é taxa de corretagem

Crédito imobiliário

Já o crédito imobiliário é um termo mais sugestivo e de fácil compreensão: ele é a linha de empréstimo, fornecido por instituições financeiras, para ajudar no financiamento de bens imobiliários, incluindo terrenos.

Devido à sua popularização no Brasil, também é comum que as pessoas solicitem crédito imobiliário para a reforma de casas e apartamentos, além da compra desses bens.

Escritura

Este é um documento legal que formaliza e atesta a transferência de uma propriedade ou de um bem de uma parte para outra.

A escritura é fundamental para o sucesso de transações imobiliárias, bem como é obrigatória para registrar de forma clara e legal a transferência de direitos sobre o bem em questão.

Fiador

Esse é um termo comum no mercado imobiliário, principalmente no segmento de locação: o fiador é a pessoa que se compromete a assumir as obrigações financeiras de uma parte em um contrato.

Essa pessoa oferece a garantia de que o devedor principal vai cumprir com todas as condições estabelecidas em um contrato, como o pagamento do aluguel, por exemplo.

Habite-se

glossário do mercado imobiliario: habilite-se

Apesar de ser conhecido como habite-se, esse termo é uma sigla: o Certificado de Quitação do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Esse é o documento que atesta que uma obra foi executada e finalizada conforme as normas estabelecidas pela região onde o projeto ocorreu.

Sem um habite-se, um imóvel não pode ser comprado ou vendido, o que destaca a importância desse documento oficial.

Hipoteca

A hipoteca é um contrato legal presente em transações imobiliárias, que garante o pagamento de um empréstimo ou financiamento.

Esse documento designa, ainda, o processo de oferecer um imóvel como garantia para determinada transação financeira.

ITBI

Sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI é um tributo relacionado à compra e venda de imóveis, e é sempre pago pelo comprador.

É o órgão da região em que o bem se localiza que realiza a cobrança desse imposto — e ele costuma variar de uma cidade para outra.

Matrícula do imóvel

A Certidão de Matrícula do Imóvel é o registro numérico que identifica determinada propriedade — como a nossa certidão de nascimento.

Essa matrícula é emitida no momento em que o imóvel é regularizado, e reúne as principais características do empreendimento, como localização e tamanho.

SBPE

Sigla para Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, o SBPE é uma linha de crédito oferecida por bancos públicos e privados com recursos advindos da poupança.

Essa é a principal fonte de financiamento imobiliário no país, e garante o financiamento de até 80% do valor do bem imóvel.

Quer comprar ou alugar um imóvel? O Viva Real tem milhares de opções para você: confira o que melhor se encaixa no seu perfil aqui no nosso site!

Encontre o imóvel perfeito aqui no Viva Real!

Hoje você conferiu quais os principais termos no glossário do mercado imobiliário, bem como suas respectivas definições e aplicações — e agora já consegue compreender melhor esse ramo!

É importante destacar que o contexto geral e as diversas práticas imobiliárias podem variar, por isso, consultar um profissional na área é a melhor opção para garantir tranquilidade nas transações imobiliárias.

Agora, para alugar ou comprar um imóvel, a sua melhor opção é o Viva Real: são milhares de casas e apartamentos em todo o Brasil, e um desses imóveis vai ser perfeito para você!

Quer mais dicas? Confira o blog completo do Viva Real e fique sempre atualizado sobre nossos conteúdos.